segunda-feira, 31 de maio de 2010

Brincadeira de Criança


Brincadeira de Criança

É muito importante o incentivo dos pais às crianças a realizarem trabalhinhos criativos! Não espere uma super-produção ou que os trabalhos sejam perfeitos e com bom acabamento!

Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e resultado final do que criarem.

A repetição de atividades é também muito importante para as crianças. O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura.

Experimente, depois de duas semanas que apresentou determinada atividade, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.

Você, naturalmente, precisa estar de olho nelas, pois, principalmente, as crianças menores gostam de por coisas na boca. Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e peças pequeninas.

Veja abaixo algumas sugestões de brincadeiras que você pode realizar em casa com materiais simples:

* Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, podem transformar-se em ótimos instrumentos musicais. Use a criatividade!

* Conhecendo as formas
Recorte em papel sulfite, papel E.V.A., caixas de papelão ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triângulo, retângulo, quadrado, trevo, etc. Junte as peças e monte uma casinha, um trem, uma pipa ou uma flor!

* Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-los, podem também pisar em cima! Se as crianças são um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou canetinhas, ou ainda colar papeizinhos coloridos.

* Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas. Encha-as com algodão, arroz, macarrão, feijão, ervilha seca, castanhas ou coloque sininhos em cada dedo da luva! As crianças menores gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.

* Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas. Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorzinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painel se trata.

* Rasgar e cortar
Revistas que não se usam mais ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. Lembre-se com tesoura sem ponta!

* Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.

* Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário