quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Você conhece a brincadeira do peekaboo?

Brincar faz bem à saúde dos bebês. É uma maneira lúdica de interagir com a criança e estimular seu desenvolvimento. E todos podem participar desse momento tão especial da vida do novo membro da família.
Uma das brincadeiras mais divertidas e educativas com os pequeninos é a de esconder, também conhecida como peekaboo, que une as palavras inglesas peek (espreitar) e boo (gritar buuu). O adulto se esconde atrás das mãos, ou de outro esconderijo qualquer, pergunta “cadê a mamãe ou papai?” e aparece de repente. No Brasil, em vez de “buuu”, as pessoas dizem “achooou!”. O jogo também pode ser feito com bonecos e brinquedos do bebê.

O esconde-esconde é especialmente saudável para crianças com 7 ou 8 meses de vida. É que, nessa fase, além de já ficar sentado, o pequeno começa a demonstrar mais medo de se separar da mãe. Não são raros os casos em que choram até no colo do pai. E o peekaboo costuma tornar esse período menos traumático para ele.

Pode parecer que não, mas essa brincadeira ensina muita coisa ao bebê. A principal delas é que as pessoas não desaparecem quando somem de sua vista. Isso é muito importante para que o menino e a menina se acostumem com as separações reais de sua vida e saibam que a mamãe e o papai voltam para a casa depois do trabalho. Brincando de esconder, ela aprende a lidar melhor com as separações de um jeito lúdico.

Outra noção importante que o jogo dá é o das dimensões. Ele começa a perceber não só a permanência do adulto no ambiente como também a profundidade do espaço. Da mesma forma, o peekaboo estimula bastante a ainda imatura memória da criança. Essa é uma fase, aliás, em que o bebê adora repetir as brincadeiras. Por isso, se prepare para não parar mais de brincar depois de começar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário