sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A Ilha dos Piratas

Embarque nessa fantástica aventura rumo à Ilha dos Piratas!

Você vai encontrar junto com este livro um chapéu de pirata, uma espada que emite sons, um tapa-olho e uma moeda dourada - tudo de que você precisa para criar brincadeiras divertidas e emocionantes!


No livro A ilha dos piratas, você vai pegar carona com um menino e seu pai, que partem em um barco a vela à procura de um tesouro perdido. Coloque seu chapéu de pirata e seu tapa-olho, pegue a espada e a moeda e dê asas à sua imaginação!


Os medos mais comuns nas diversas idades

O medo é uma emoção saudável, pois alerta o ser humano dos perigos que o rodeiam.

Muitos dos medos que aterrorizam adultos e crianças vêem do inconsciente coletivo. Por exemplo, o medo de escuro, de trovões, da morte, sempre estiveram presentes no cotidiano do Homem. O temor dos ladrões, de estranhos ou de fantasmas, entre outros, são medos mais recentes na história evolutiva, mas que também despertam sentimentos de ansiedade, devendo ser interpretados como uma resposta orgânica normal e adaptativa.


Todos os medos que permanecem durante bastante tempo no imaginário da criança ou do adulto, que são persistentes, prematuros, não adaptados à idade e que condicionam a vida em diferentes contextos, devem receber uma atenção especial. Muitos destes medos, no entanto, podem tornar-se fóbicos. A criança não consegue eliminá-los de uma forma racional, por vezes nega-os, necessitando, nestes casos, de acompanhamento por parte de um técnico especializado, um psicólogo ou psiquiatra.


Podemos determinar e classificar os medos mais freqüentes segundo as diversas fases da infância e adolescência. A lista que se segue ajuda a enquadrá-los, embora não deva ser analisada como estanque, porque cada criança é um caso, com o seu próprio ritmo de desenvolvimento e inserida num contexto único. Por isso, esta lista funciona apenas como ponto de referência.

Medos mais comuns


De 0 a 6 meses: Perda do amparo/ Barulhos intensos


De 7 a 12 meses: Pessoas estranhas / Imprevistos / Objetos vagos No primeiro ano de vida: Separação dos pais / Pessoas estranhas


No segundo ano de vida: Barulhos / Animais / Escuro / Objetos grandes / locais estranhos / Separação dos pais


No terceiro e quarto anos de vida: Máscaras / Escuro / Animais / Separação dos pais


No quinto ano de vida: Separação dos pais / Animais / Pessoas más: ladrões / Dano físico


No sexto ano de vida: Seres sobrenaturais - monstros / Bruxas / Trovoadas / Dormir ou ficar sozinho / Separação dos pais / Escuro


No sétimo e oitavo anos de vida: Seres sobrenaturais / Escuro / Ficar só / Filmes, notícias, informações transmitidas pelos media / Ofensas corporais


Do nono ao 12º ano de vida: Medos relacionados com a escola: exames, professores, reprovações / Aparência física: acne, gordura / Trovoada, relâmpagos e tremores de terra / Morte / Conflitos entre os pais Do 12º ao 18º ano de vida: Relações interpessoais / Perda da auto-estima / Medo de "falhar" / Aparência física


Não subestime e nem os ridicularize os medos que a criança tenha. Aprenda a aceitá-los como uma etapa natural de crescimento e responda de forma adequada, preparando o seu filho para as situações que o possam aterrorizar. Lembre-se que muitos dos medos são aprendidos, por isso, seja um bom modelo na educação dos seus filhos.


Fonte: jornalviverbemsaude.com.br

As cores que as crianças escolhem

Num estudo publicado em um jornal americano, revelaram-se as conclusões de uma experiência que envolveu mais de três centenas de crianças e onde foram observadas quais as cores escolhidas para colorir figuras com diferentes características. Os resultados são, no mínimo, interessantes.

Um grupo de 330 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 11 anos, foi dividido em três subgrupos, onde iriam colorir três desenhos: o primeiro grupo o de um homem, o segundo de um cão e o terceiro de uma árvore. A experiência foi realizada em duas partes – na primeira foi pedido às crianças que avaliassem as suas 10 cores preferidas, ordenando-as da mais à menos preferida. Na segunda parte, o primeiro grupo recebeu três desenhos de um homem para colorir, o segundo grupo três desenhos de um cão e o terceiro três desenhos de uma árvore. A diferença estava na descrição das três “personagens”: enquanto um dos homens era apontado como “mau”, o outro era “bom” e o terceiro era “normal”, e assim sucessivamente para o cão e para a árvore.


Os resultados revelarem que em todas as idades e em todos os grupos, as crianças utilizavam as suas cores preferidas para as “figuras boas”, as menos preferidas para as “figuras más” e as cores intermédias para as “figuras normais”. Outra conclusão foi o facto de a cor preta ser a mais utilizada em todas as faixas etárias e em todos os tópicos (homem, cão e árvore) para aquela que foi denominada como sendo uma “figura má”. Em contraste, as crianças, na sua maioria, escolheram as cores primárias para as “figuras normais”. Para colorir a “figura boa”, houve um grande recurso às cores primárias e secundárias.


Estas conclusões sugerem que as crianças podem alterar, de forma sistemática, a escolha das cores que utilizam para colorir um mesmo desenho, apenas porque a figura foi caracterizada de forma diferente. Aliás, chegam a recorrer a cores específicas para características específicas, diferenciando assim os seus próprios desenhos. Para além disso, é uma prova clara que também as crianças sabem, desde cedo, utilizar as cores de forma simbólica.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS

Nós selecionamos alguns poemas bem legais
especialmente para o Dia dos Pais! (08 de Agosto)


AO PAPAI EU OFEREÇO
Ao papai eu ofereço
Todo o carinho do meu coração
Você que me alegra a vida
Precisa receber a minha gratidão
Dom, Dom, Dom, Dom!
Um dia eu nasci
Aprendi a falar
E você vai ter que me escutar
Vou esperar mamãe
E eu vou lhe falar
Que você é gente fina
E que pra sempre eu hei de te adorar
Que você é gente fina
E que pra sempre eu hei de te adorar!




DOMINGO DE AGOSTO

Neste domingo de agosto,
Com todo afeto e carinho,
Quero abraçar, com amor,
Meu querido Papaizinho.

Ao Papai de coração
Eu desejo, neste dia
Muitos anos de existência
Saúde, paz e alegria!"

“O dia do papai vai chegar, e um lindo presente quero comprar”.
Fui nas lojas olhei, olhei, mas nada encontrei...
O presente do papai, não há dinheiro no mundo que possa comprar.
O que vou lhe ofertar?
Ah! Já sei...
O melhor presente é o meu carinho, meu amor e minha dedicação.A ele entregarei o meu coração”


PAPAI DO CÉU
- Escute,Papai do Céu
Um pedido que lhe fiz:
Ao meu papai dê saúde
E uma vida feliz!"

"Neste dia,papai
Eu quero, de coração,
Dar-lhe um beijo e um abraço
Em sinal de gratidão.











terça-feira, 3 de agosto de 2010

Julho, mês de Morangos!

Julho, mês de Morangos!

Temos uma receita com morango (Danoninho) para fazer em casa e agradar o paladar das crianças e pais!

1 lata leite condensado
2 latas creme de leite
1 copo grande iogurte natural
200 ml iogurte de morango
1 pc suco de morango

Bater tudo no liquidificador e por na geladeira.


Bom apetite!