segunda-feira, 7 de junho de 2010

Como ajudar seu filho com as tarefas escolares


Durante o dia tudo acontece como planejado, aí chega a hora do dever, e seu filho tenta a todo custo postergar o suplício dizendo: “daqui a pouco eu faço”; “depois dessa partida eu começo.” E parece que é sempre uma luta para fazê-lo cumprir suas tarefas! Se sua família passa por isso, saiba que há maneiras de diminuir o stress nessas horas.

A primeira coisa a fazer é estabelecer uma rotina diária para a criança fazer seu dever. E cumpri-la! Escolha um horário em que a criança esteja bem disposta e acordada. Procure não deixar as tarefas para a última hora do dia. Combine com seu filho que daquele momento em diante o horário da lição de casa é aquele e não se deixe levar pelos pedidos para empurrar os deveres mais pra frente!

Lugar de fazer a lição não é na cama nem no sofá! Escolha um lugar adequado para que não prejudique sua postura e o capricho do trabalho. Usar uma mesa e cadeira de tamanho apropriado à criança é muito importante. Dessa forma, você ensina que é preciso atenção e dedicação na hora dos estudos!

O cômodo escolhido deve ser arejado, claro e tranquilo! Procure um ambiente com poucos estímulos para que seu filho não perca a concentração. Colocar o pequeno estudante para fazer a tarefa na frente de um mural de fotos, por exemplo, é garantia de muita distração. Desligar a televisão e o som também é atitude essencial para melhorar a concentração da criança.

Quando surgirem dúvidas, tente ajudar seu filho, mas se a dificuldade for muito grande, procure não passar toda a matéria para a criança. Converse com o professor e peça que a explique novamente, pois caso sua explicação seja diferente da do professor, você pode confundi-lo ainda mais.

Torne como hábito diário supervisionar os deveres - cheque o que deveria ser feito, se realmente foi feito e se foi feito com capricho. Essa atitude vai ajudá-la a desenvolver responsabilidade e organização e, além do mais, mostra que o desempenho escolar é algo importante em sua família.

Não se esqueça de que a lição de casa deve ser feita pela criança, ainda que seja difícil e trabalhosa. Em hipótese alguma faça o dever para seu filho! Dessa forma, você só estará ensinando a fugir de suas obrigações e, pior ainda, atestando que ele não tem capacidade para cumprir suas tarefas - o que não ajuda em nada, certo?

Fazendo pequenas mudanças e mantendo uma rotina bem definida é bem provável que a hora do dever seja bem mais tranquila e proveitosa para toda a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário